INOVAÇÃO: PARÁ TEM REPRESENTANTE NA SELETIVA REGIONAL DO DESAFIO TACK BRASIL

• Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 11h15
  • Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 11h42

INOVAÇÃO: PARÁ TEM REPRESENTANTE NA SELETIVA REGIONAL DO DESAFIO TACK BRASIL

Na última segunda feira dia 04 de novembro foi aplicado o programa Innovation Camp da Associação Junior Achievement aos alunos do Instituto Federal do Pará IFPA Campus Abaetetuba. A atividade compõem uma das etapas do desafio Tack Brasil que trata de um festival de cultura, inovação, tecnologia e criatividade.

Durante um dia inteiro voluntários, alunos e mentores trabalharam juntos a fim de criar soluções inovadoras para impulsionar e dar visibilidade a cultura em locais que estão fora dos grandes centros.

A metodologia utilizada foi a do design thinking que inclui três fases para construção da proposta, a primeira é a imersão que tem o objetivo de fazer os alunos entenderem o problema em questão e todas as possibilidades de agravos sobre ele; a segunda fase é a ideação, este momento permite ao grupo começar a pensar em possíveis soluções ao problema apresentado, pensando na viabilidade e aplicabilidade da ideia; a terceira fase é a prototipação a qual se constrói um esquema que demonstre o projeto com a ideia escolhida.

A Professora do IFPA Campus Abaetetuba Janayna Galvão, que também é voluntária da Associação Junior Achievement, articulou a escolha da Instituiçao. A Professora, juntamente com outros voluntários, equipe de mentores, formada por professores e técnicos do próprio instituto, acompanharam as equipes de alunos ao longo do dia.

Ao final do dia as propostas de cada equipe foram apresentadas a um corpo técnico de jurados, entre empresários e patrocinadores do festival Tack Brasil.

A ideia campeã foi o programa “Cultura para todos” orientado pelo professor Valdinei Mendes, que agora segue na competição e representarão o Pará nas próximas etapas do desafio que já acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro de 2019 com estados da região norte do Brasil.

A equipe vencedora da melhor ideia do Brasil participará da “Brazil Conference”nos Estados Unidos.