Pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Abaetetuba e da Ufra Capitão Poço desenvolvem estudo sobre os impactos da cultura do açaí na diversidade florística do município de Abaetetuba – PA

• Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 19h58
  • Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 19h58
  • Acessos: 2075

O referido estudo foi desenvolvido pelo Egresso de Ciências Biológicas do IFPA Campus Abaetetuba, Ricardo Leite Ferreira Filho, com orientação dos docentes Felipe Fajardo, professor da UFRA em Capitão Poço e pelo docente do IFPA Campus Abaetetuba Jeferson Miranda Costa, teve como principal objetivo alertar sobre os possíveis impactos da ampliação da cultura do açaí sobre a diversidade florística de várzea do município de Abaetetuba, além de apresentar as espécies de orquídeas ocorrentes no município.

Ricardo Ferreira é egresso do curso de Biologia no IFPA Campus Abaetetuba, o estudo sobre a extração e os impactos na flora da região, especialmente sobre as orquídeas, começou quando ainda era aluno do campus e serviu de base para a sua defesa de monografia. O estudo foi aprimorado e teve como colaboradores o professor Felipe Farjado e Jeferson costa.

Um terço das orquídeas brasileiras ocorre na Amazônia e o açaí é o principal produto vegetal cultivado nas áreas amazônicas de várzeas, possuindo grande importância econômica para a população ribeirinha. Assim, a crescente demanda pelo açaí tem levado à abertura de novas áreas para o plantio, a ampliação dessas áreas e o manejo intensivo do açaizeiro tem influenciado diretamente na diversidade florística local.
Confira o artigo completo em https://rdcu.be/cegWU

Texto e arte: Ascom UFRA com edição da Ascom IFPA Campus Abaetetuba